Preferes ter segurança ou privacidade? O que achas de ter todos os teus passos controlados pelo governo? E se te for cortado o acesso a éne coisas porque não és um “cidadão exemplar”? Na China, já assim é.
E aqui, a continuarmos a cair nas armadilhas da retórica populista, é bem capaz de ficar igual. Já não recebes sem ter conta no banco, não passam mais de x anos sem seres obrigado a renovar o cartãozinho de identidade, o teu IP diz sempre por onde andas, não faltam câmaras na ruas, etc.
Bom, mas vamos ao que interessa. O governo chinês criou aquilo a que chama “crédito social”, ou seja, TODOS (lol) os cidadãos serão avaliados não só pelo seu comportamento em público como por dívidas ou multas. E como é que o Governo consegue isto? Com um dos mais avançados sistemas de reconhecimento facial e milhões de câmaras de CCTV. Funciona assim:
Se achas isto horrível, preferes privacidade. Se não consegues perceber que é assim que se instituiu uma distopia global de vigilância em massa, és só uma pessoa burra.
“Ai ó Zangado mas assim as pessoas que só chupam e nada contribuem pó nosso país, andavam na linha… isto quem não deve não teme!!”
… pronto pessoa burra, concordas com a grande maioria da população chinesa. Bom, da maneira que as coisas estão por lá que remédio têm eles senão dizer que “ai eu sim senhor, gosto mesmo muito que o governo saiba cada peido que dou a todo o momento”.
Deixa-me mostrar-te o que é que o Governo chinês tem em mente e até já colocou em prática
Ser banido de voar ou usar comboio
Ter a velocidade da Internet reduzida
Proibir o acesso dos teus filhos “às melhores escolas”
Ficar automaticamente excluído de trabalhos que pagam bem
Ficar sem acesso a hotéis
Ficar sem os animais domésticos
Ter o focinho espetado em inúmeros ecrãs para que todos vejam como és um mau-cidadão
Já não parece tão fixe ‘tar protegido dos terroristas todos que as feike neuzes te vomitam dia após dia, poi não?
Here’s a dystopian vision of the future: A real announcement I recorded on the Beijing-Shanghai bullet train. (I’ve subtitled it so you can watch in silence.) pic.twitter.com/ZoRWtdcSMy
— James O’Malley (@Psythor) 29 de outubro de 2018
Mas não ficamos por aqui. Os sistemas de reconhecimento facial conseguem já, por exemplo, captar as emoções de cada pessoa e são cada vez mais utilizados em lojas e superfícies comerciais. Aliás, nos WCs públicos, se gastares mais papel do que o devido, pimba, “pontos na carta”.
“Ó ’tá bem Zangado, mas isso a nós nunca nos vai acontecer a nós, não sejas rídiculo!” claro que não NIF 12365432, de certeza que não acontece.

[…] tão parvo né? Bom, pelos vistos as senhoras saíram ilesas e com imensos pontos no novíssimo Crédito Social Chinês e uma multa de muitas, mesmo muitas […]