A mais recente nota de Euro vale… zero. E sim, existe mesmo.

É. Desde segunda-feira que estão a circular na Alemanha notas de zero euros. A mais recente nota de Euro tem, curiosamente, o mesmo valor de quem se lembrou da inventar.

O que estávamos nós, europeus, a precisar mais nesta grande alucinação colectiva que é o dinheiro? A Alemanha gozar connosco ao emitir uma nota real que… não pode ser usada. Eu explico:

Para ser uma nota real, mas sem valor, a Alemanha aprovou o projecto lei Der Null-Euro-Schein richte (Projeto do Euro zero), aprovado pelo Banco Central Europeu (BCE).

A nota é semelhante às verdadeiras e tem os mesmo elementos de segurança que uma de qualquer valor: selo holográfico, relevos, tópicos de segurança, marcas de água… Ainda assim, o valor é apenas … simbólico. O que me fez soltar uma gargalhada. #sóparaprofissionais

Bom! Com um custo de 2,50 euros, a moeda está pensada para coleccionadores e turistas que passeiem no estado de Schleswig-Holstein, no norte do país. De um lado da nota está o Gorch Fock II, em Kiel, capital do estado e do outro está uma montagem de alguns dos principais monumentos europeus: a Sagrada Família, o Coliseu de Roma, a Torre Eiffel, as Portas de Brandenburgo. Ficou uma beleza, aliás.

E JÁ ‘TÃO ESGOTADAS!

Foram apenas impressas 5000 destas notas de zero euros, e com o entusiasmo gerado entre os aficionados da numismática, esgotaram em menos de 24 horas. Segundo a página de Facebook do turismo de Kiel, uma nova edição estará disponível daqui a cinco semanas e já é possível reservar. Por isso, olha, entre as que tens e esta, acredita… é simbólico 🙂

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share