Afinal os produtos biológicos qu’andas a comprar têm químicos

Calma! O título foi só para chamar a atenção, na verdade, isto é só mais uma prova que os produtos ditos biológicos continuam a ser atacados.

Primeiro: vivemos num tempo em que “legumes biológicos” são mais caros do que “legumes cheínos de cenas químicas”.

Mas como tenho agricultores na família, cabe-me explicar-te que produtos biológicos já não existem como d’antes. Sim, consegues plantar um pepino na tua horta e o dito crescer sem problemas. Até porque a semente já será de uma estirpe qualquer que a Monsanto comprou.

Mas para produzir em “grande escala” precisas de combater outras espécies competidoras e muito pior, pragas de insectos. Sim, é possível fazê-lo naturalmente… mas é necessário tanto dinheiro que a rentabilização da coisa fica em risco.

No entanto, não falta quem o faça e também quem prefira pagar um pouco mais por qualidade. Mas estamos em Portugal… a charlantanice faz parte do ADN. E como tal, apesar do esforço muito bem-vindo de milhares que querem tornar a agricultura “tradicional” outra vez, a SIC diz que em 113 produtos testados encontraram 21 com produtos químicos.

Ora… alto e pára o baile. Dados da amostra? Qual laboratório? E por aí a fora… É qu’este artigo tem tudo para que lhe apeteça chamar uma baixa e lamentável manobra de descredibilização a uma indústria a crescer.

(ACTUALIZADO: Entretanto a Revista Visão já explicou tudo, inclusive como as amostras destes resultados podem ter sofrido contaminação (mesmas caixas, mesmos camiões de transporte, nos hipermercados ao monte, etc.)

Todos os meus tios defendem que os pesticidas modernos são muito menos prejudiciais para a saúde e muito mais eficientes que os usados “antigamente” e qu’esse pessoal do biológico são é tudo uma cambada de aldrabões. Mas os meus tipos vivem da coisa. São assediados mensalmente por vendedores de sulfatos em altos carros que vão de Travanca a Gojim-de-Cima a espalhar a palavra, benefícios e oferta de férias para toda a família (acredita) caso compres à Quimicamente-Naturalis.

Sabes que mais amore? Como pobre, só quero é ter de comer, seja biológico ou não! Aliás, como já referi, não tarda estamos é todos a papar farinha de grilo e estamos, portanto: que se lixe. Haja é o que comer, né minha riqueza?

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share