Tu nem imaginas como anda a Turquia

Se te pedir para me mostrares onde fica a Turquia num mapa mundial, consegues? E sabes porque é que a União Europeia anda aterrorizada com o presidente turco Erdogan?

Então vamos lá despachar isto: No próximo domingo, enquanto o mundo anda entretido com ovos da páscoa, realiza-se um referendo na Turquia que – muito basicamente – irá aumentar ainda mais o poder do presidente Erdogan, passando de um líder autoritário para um completo ditador.

Nos últimos anos Erdogan tem restringido o acesso à Internet, prendeu mais de 30 mil pessoas (juízes, jornalistas, professores, procuradores… enfim, qualquer pessoa que não concorde com o seu regime) e outras barbaridades típicas de gajos assim.

“Pronto ó Zangado mas a população não será, certamente, estúpida ao ponto de votar para ser governada por um ditador pois não?” O que achas minha riqueza? As sondagens estão ela-por-ela.

“Ai ó Zangado mas a comunidade Internacional não faz nada para o deter?”

É aqui que as coisas ficam interessantes. A Turquia tem qualquer coisa como 3 milhões de refugiados Sírios. Ora, Erdogan ameaçou que se fosse sancionado, simplesmente deixaria os tais 3 milhões de refugiados entrar livremente em território europeu.

Ou seja, pela primeira vez um ditador nem de armas precisa. Basta ameaçar a União Europeia com mais muçulmanos esfomeados para que TODOS os países europeus continuem caladinhos, caladinhos.

E assim, mais uma vez, fica tudo nas mãos do povo que votará no tal referendo. E tendo em conta que quem votar “não” pode muito bem acabar numa cela, acho que é só uma questão de tempo até Erdogan exagerar largo na ditadura e destabilizar ainda mais uma união que nunca esteve tão desunida.

Pelo menos, aqui, ’tá solinho.

Share

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share