O porquê dos botões da tua roupa estarem em lados diferentes

Eis uma questão que me atormenta desde novo. Porque os botões na roupa masculina estão no lado direito e na feminina no lado esquerdo? Conheçamos as teorias.

Se a maior parte da população mundial é destra não faria sentido que todas as camisas tivessem os botões do lado direito? Faria. Mas não é assim.

A verdade é que ninguém sabe como é que esta treta começou mas o jornal Mirror tem 3 novas teorias que – talvez – ajuda a justificar esta coisa tão estranha e, quanto a mim, inquietante.

POR CAUSA DOS CRIADOS

Infelizmente já não sei usa muito, mas durante a Revolução Industrial (período onde as convenções na indumentária se tornaram estandardizadas), era vulgar ter criados/empregados. Basicamente, escravos (mal) remunerados que ajudavam lá em casa nas mais diversas tarefas. Era por isso comum as mulheres serem vestidas pelos(as) criados(as) domésticos(as).

Assumindo que a maior parte dos criados era destro, os botões eram então colocados do lado oposto, para que ficassem ‘do lado certo’ ao serem abotoados por outra pessoa, que estaria de frente para a mulher.

POR CAUSA DE SER MÃE

Diz a tradição que as mães seguram os bebés com a mão esquerda de forma a terem a direita livre para realizar as tarefas de casa enquanto o marido descansa as outras duas mãos no sofá. Ora, ao colocar os botões no lado esquerdo, as mulheres teriam por isso mais facilidade em apertar ou desapertar os seus botões. Faz pouco sentido mas diz qu’éra assim.

PARA ANDAR A CAVALO

andar-a-cavaloAinda menos sentido faz a terceira explicação. Antigamente, era comum as mulheres andarem a cavalo com as duas pernas para mesmo lado (em vez de abrir as pernas para montar, que seria, certamente, pecado). Geralmente, a mulher sentava-se com as duas pernas para o lado esquerdo do cavalo.

Ao coser os botões do lado esquerdo da camisa, o costureiro reduzia a quantidade de ar que entrava na camisa da mulher, criando também menos resistência na deslocação em velocidade… E quase que não consegui escrever a frase até ao fim de tão parva que é.

Bom, mas são estas as três teorias mais populares sobre este mistério que, creio, nos assombra a todos. Eu cá continuo sem uma que me satisfaça, portanto e como estamos na Internet vou já afirmar categoricamente que há aqui uma conspiração qualquer.

Guardar

Guardar

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share