Igreja Católica não paga IMI… mas tu pagas

Jovem, conheces a alegria de pagar uma casa ao banco durante 60 anos e depois pagar ao Estado o IMI? A Igreja Católica não.

Como sabes, vivemos num Estado Laico… hahah desculpa, estava a tentar escrever disto mas não consigo. Na verdade o Clero e a Burguesia continuam a existir e como plebeu já devias saber que ninguém lhes toca e que és tu que os terás de sustentar ad aeternum.

Depois de algum paleio sobre o assunto em mês de romaria emigrante a Fátima, ficou decidido que a Igreja Católica está livre de pagar IMI e outra catrafada de impostos como a isenção de IRC sobre receitas paroquiais e “donativos monetários e em espécie efectuados para a realização de fins religiosos”, bem como da isenção de IMT no caso de compra de imóveis “efectuada pela Conferência Episcopal Portuguesa, Dioceses, Paróquias e outras jurisdições eclesiásticas ou outras pessoas canónicas“.

Tudo isto começou porque meia-dúzia de padres receberam este ano notificações para pagar IMI sobre as casas onde vivem. Evidentemente, mesmo não sendo locais de culto, segundo a concordata (ou negociata, se preferires) não têm de pagar como os pecadores.

Não sei se funciona assim nas outras religiões, mas eu cá começo a ficar com muita vontade de me tornar uma “pessoa canónica”.

ahs-mary-eunice

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share