Eis o motivo científico do beicinho (duck face)

Parece uma epidemia de paralisia labial mas o beicinho ou duck face nas fotografias pode ser explicado pela ciência. Mais precisamente pela teoria da evolução.

Segundo um tal de Charles Darwin, os humanos, como todas as criaturas, competem por um parceiro adequado. Na natureza esta competição envolve lutas com os adversários, mas também algo para impressionar possíveis parceiros.

Laurie Santos, professora de Psicologia na Universidade de Yale, é só mais uma especialista a confirmar o que muitos já suspeitavam: a escolha das fotografias para as redes sociais depende muito mais de instintos primitivos do que decisões racionais.

Sean Rad, um dos fundadores do Tinder, afirmou recentemente que os utilizadores da sua aplicação “entendem as fotos a um nível profundo”. E a ciência parece concordar com esta afirmação já que vários cientistas afirmam que os humanos são programados para achar certos traços atraentes.

Que é como quem diz: os homens são mais atraídos pela boa aparência enquanto que as mulheres dão mais mais valor a um parceiro com recursos para compartilhar.

Laurie Santos explica melhor: muitos homens mostram fotos com carros desportivos ou relógios Rolex ou fotos de férias em lugares caros, ou seja, mostram recursos.  “As mulheres no Tinder tentam parecer sensuais, enquanto os homens precisam mostrar as suas coisas”, disse. Seguindo esta linha de pensamento, homens que procuram mulheres pretendem que elas sejam saudáveis e consigam ter filhos.

Este traço existe porque os ancestrais pré-históricos dos humanos tinham que tentar adivinhar quem eram as mais férteis: mulheres com curvas e com cinturas mais finas do que os quadris eram a melhor aposta. Ecoando o que se vê, por exemplo, num Tinder, as mulheres pré-históricas procuravam mais homens com uma caverna boa e quente ou um bom arco e flecha para capturar o jantar. (deixa de ser assim)

A CIÊNCIA POR DETRÁS DO BEICINHO

Seguindo o raciocínio de cima, na generalidade os homens acham atraentes as mulheres de lábios carnudos e maçãs do rosto altas. Na mente humana estes traços estão ligados à juventude e altos níveis da hormona feminina, o estrogénio.

Ora, as miúdas que fazem o beicinho nas fotos estão a enviar um sinal evolucionário, dizendo aos homens que são muito férteis, sendo por isso melhores que as concorrentes sem paralisia labial. Selecção natural meus queridos, selecção natural.

beicinho duck face

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share