10 Mitos em que provavelmente acreditas

Andar descalço constipa? Congelar depois de descongelar faz mal? Rapar os pêlos fá-los mais fortes? O grasnar dos patos não tem eco? Anda ler 10 mitos e saber se te andas a enganar ou não.

ANDAR DESCALÇO CONSTIPA

Os médicos dizem que isto é uma grande mentira. Aliás, nem sair para a rua com o cabelo molhado. Nem apanhar correntes de ar.

Constipação e gripe são provocadas por vírus e não têm nada a ver com andar descalço ou com o cabelo molhado. Aliás, muitos pediatras recomendam que, na fase de aquisição da marcha, as crianças devem andar descalças.

NÃO DEVEMOS ACORDAR UM SONÂMBULO

Mais uma mentira. Aliás, até convém acordar a pessoa senão pode aleijar-se. Basicamente, é o mesmo que sermos acordados por um barulho forte. É chato mas nunca ninguém morreu disso.

FAZ MAL VER TELEVISÃO MUITO PERTO DO ECRÃ

Bom, ver televisão faz mal e acabou-se. No entanto não é tão perigoso como se imagina. Com os equipamentos recentes o pior que acontece se não estiveres a 2 metros de distância e numa sala bem iluminada é que reduz a frequência do pestanejo. Ou seja, os olhos são menos hidratados e isso dá comichão. E é só.

A LUA CHEIA INFLUÊNCIA O COMPORTAMENTO DOS HUMANOS

Tirando os lobisomens, aqui está outro grandessíssimo mito. Há quem acredite que aumentam, por exemplo, os crimes violentos durante a lua cheia mas vários estudos confirmaram que isso é parvo e somos só nós a tentar encontrar explicação à força.

OS MICRO-ONDAS FAZEM MAL

Diz a Sociedade Americana do Cancro que não. Basicamente a quantidade de radiação é mesmo muito insignificante e até aquecer a comida em recipientes de plástico – com pouco uso – é bastante seguro. Excelentes notícias para mim que sei tanto de cozinhar como da física por detrás das tais micro-ondas.

CONGELAR ALIMENTOS DEPOIS DE DESCONGELAR

Mais um que me enganou a vida toda. Afinal não há qualquer problema em congelar a comida duas vezes, garante o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

No entanto, os alimentos perdem água quando descongelados e, consequentemente, alguma qualidade fica pelo caminho. Mas cozinhada ou não, congelar a comida depois de descongelada não mata ninguém.

COMER BACALHAU AUMENTA O LEITE MATERNO

Bom, eu vi isto a acontecer mas se calhar foi placebo. Garante a Sociedade Portuguesa de Pediatria que não existe um único estudo que comprove que qualquer alimento – bacalhau inclusive – aumente a produção de leite materno.

O GRASNAR DOS PATOS NÃO FAZ ECO

MENTIRA! E houve mesmo um louco que em 2003 andou com uma pata em salas acústicas para perceber se isto era verdade ou não. Apesar de difícil de distinguir, o *quac* faz eco sim senhor.

Aliás, todo e qualquer som volta para trás quando encontra um objecto.

RAPAR OS PÊLOS FÁ-LOS MAIS FORTES

Errado. Mentira. Falso. Juro. Parece-nos que os pelos crescem mais grossos depois do uso da lâmina porque, ao cortarmos, desaparece a parte mais fina; a base é mais espessa, e por isso, quando começam a crescer, os pelos parecem-nos mais grossos.

Existe também outro factor que nos engana: os pelos novos ainda não foram expostos ao sol nem a químicos, que os tornam mais claros.

Sobre a depilação, contaram-nos outra mentira na realidade, a cera não enfraquece os pelos.

CAFÉ DO CAFÉ É MAIS FORTE QUE O DE CASA

Como entendido em café, garanto-te que não. O segredo está no tamanho. É verdade que o expresso tem uma maior concentração de cafeína, mas, comparando uma pequena chávena típica de café expresso com as maiores utilizadas no de saco, o último ganha.

De acordo com a Associação Americana de Café, um expresso contém apenas 40 mg de cafeína, contra 90 mg de um café de cafeteira – porque este tem uma maior quantidade de água que esteve em contacto com o café.

O que normalmente acontece na preparação do expresso é que, apesar de o grão ser mais fino (o que contribui para aumentar os níveis de cafeína), recebe menos água cafeinada, resultando num café mais fraco.

E foi mais uma edição de “O Zangado Desmitifica”. Agora que estás uma pessoa mais informada, partilha com os teus amigos faz favor. Até uma próxima.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share