A Bayer quer comprar a Monsanto

Ora aqui está um título que passa despercebido entre milhares de notícias sobre economia que aparecem todos os dias. Mas a Bayer quer comprar a Monsanto e qualquer pessoa minimamente informada sabe o que isso quer dizer: estamos completamente lixados.

Se tiver que te explicar o quanto são duvidosas e até criminosas as histórias destas duas empresas, mais vale ires tomar uma aspirina e comer qualquer coisa geneticamente modificada. Se, pelo contrário, mal leste este título tiveste que vir espreitar, só te sei dizer que existem rumores na bolsa que a a Bayer já apresentou uma proposta de compra à Monsanto.

Como seria de esperar, nenhuma das empresas comentou nada, até porque, o segredo é a alma do negócio mas estima-se um preço acima dos 40 biliões de dólares. Dinheiro bem gasto pela Bayer, tendo em conta que a empresa tem dado consecutivos sinais de investimento em sementes e produtos alimentares geneticamente modificados, a especialidade da Monsanto.

No fundo e resumindo, a acontecer esta fusão de empresas que no passado nos trouxeram coisas como Zyklon-B ou o Agent Orange, podemos contar que as comidas que nos deixarão doentes serão tratadas por medicamentos da mesma empresa. Eu cá acho isso genial. Do ponto de vista económico, claro. Do ponto de vista moral, era matá-los a todos.

Foi mais um “o capitalismo é mesmo espectacular”, voltamos para  a semana com mais multinacionais a devorarem-se umas às outras até que cada bem ou serviço essencial esteja na mão de meia dúzia de bilionários dementes.

Share

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share