3 filmes com adolescentes em mundos apocalípticos

Como especialista em filmes de ficção científica com doutoramento na universidade do VHS, decidi espreitar 3 filmes (Hunger Games Maze Runner 5th Wave), com adolescentes em mundos apocalípticos. Podiam ser bem piores.

HUNGER GAMES

Ai Hunger Games para ali, ai Jogos Vorazes para acolá, toca o Zangado a espreitar os Jogos da Fome!

Ora, depois de vender uns milhões de livros (WTF adolescentes, WTF?!) a coisa teve de ser adaptada ao cinema e gerar mais uns trocos. Claro que há o amor entre as personagens, claro que há a crítica à sociedade e claro que há meia-dúzia de clichés mas a coisa surpreendeu-me. A Katniss vende bem o papel de jovem que não curte responsabilidades mas tem que salvar o planeta, e acaba por ensinar umas boas lições às novas gerações sobre o mundo real.

Os filmes têm, claro, uma realização imersiva quanto baste e um bocadinho de tudo para agradar até o cinéfilo mais exigente. Vá, tirando o fim. Gosto mais de ver desgraça completa.

Vi o dois e o três (os idosos como eu falam assim, não me chateies) de rajada e nem parei para fazer o xixi.

MAZE RUNNER

Ora, se um filme com uma catraia adolescente resultou, toca a fazer agora com um rapazola de maxilares bem definidos.

Pelos vistos também é uma adaptação de uns livros que vão vendendo à “geração Harry Potter” (sem ofensa, ler é óptimo desde que a meio dos vintes comeces a ler George Orwell).

Tem muito boas ideias embora a execução final… nhe. Gostei mais do segundo que tem uma espécie de Zombies e tudo… enfim, excelente para comer pipocas.

THE 5th WAVE

(“Ai, e Divergente?” Calma! Ainda não vi, está bem? Quando vir, e sendo digno de nota, meto aqui, pode ser?)

Ora, agora vamos à razão de estar a escrever isto. Se mete mais uma adolescente desenhada para ter todas as inseguranças típicas da idade? Mete sim senhor. Se mete dois rapazolas cheios de vontade de molhar o bico? É evidente que sim, não tivesse sido feito o Twilight e o … uma série qualquer de vampiros… não me lembro do nome, dessas coisas só vejo True Blood que é mais para a minha idade.

Bom, mas este apanhou-me de surpresa. Gostei imenso!

Claro que, numa rápida pesquisa pela interwebs, dei conta que nem toda a gente gostou e críticas mesmo de deitar a baixo mas gostando de filmes com Aliens e afins, acho que são 90 minutos bem-gastos.

Segundo percebi também será uma triologia (os cenários estão feitos e estão, mais vale fazer render o peixe, não estúdios de Hollywood?) e cá estarei para sacar… comprar digo, os próximos capítulos.

Para os mais novos, acho que fazem muito bem em ver destas coisas e ficai sabendo que nos anos 80 e 90 foram feitos magníficos filmes do género! Ide investigar!

Para os mais velhos, deixai o preconceito e espreitai um ou dois destes que são óptimos para passar o tempo.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share