Passar fome pode regenerar sistema imunitário

Pronto, não é bem passar fome constantemente. Mas dizem os cientistas que três dias de jejum fazem milagres ao teu sistema imunitário.

Se calhar é por isso que anda tanta gente com uma saúde de ferro! Bom, mas vamos à informação: Jejuar durante três dias leva o corpo a começar a produzir novos glóbulos brancos, mesmo em idosos. A investigação sugere também que não comer “liga um interruptor regenerativo”, que estimula as células estaminais a produzir as células que combatem as infecções.

“Quando passamos fome, o sistema tenta guardar energia e uma das coisas que pode fazer para poupar a dita é reciclar muitas das células imunitárias que não são necessárias, sobretudo as que possam estar danificadas”, acrescenta o investigador Valter Longo. “O que começámos a reparar, tanto no trabalho com humanos como com animais, é que a contagem de glóbulos brancos desce com o jejum prolongado. Depois, quando recomeça a alimentação, as células voltam”.

A descoberta, acreditam os cientistas envolvidos, poderá beneficiar particularmente os doentes com sistemas imunitários comprometidos, como os que fazem quimioterapia, ou simplesmente os mais idosos.

Como felizmente não me incluo em nenhum dos dois, vou mas é comer uma mista que isto deixou-me cheio de fome!

comer

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share