País do mundo mais endividado ao FMI? Portugal

A notícia é de 2014 e sinceramente não estive a fazer as contas, mas à um ano, o nosso querido país devia 25,9 mil milhões de euros. Quando veio a última tranche (final de Junho) ficou a dever 26,8 mil milhões de euros. Seria ultrapassado por pouco pela Grécia, mas apenas em Março de 2016, altura em que os gregos terão de devolver 26,9 mil milhões. Pelo menos, supostamente. Actualmente, o Tesouro de Atenas tem débitos para com o FMI no valor de 24,3 mil milhões de euros, ou seja, menos do que Portugal.

Estes cálculos do site Dinheiro Vivo, com base em informação atualizada da instituição de Washington, indicam assim que Portugal representa mais de 25% dos empréstimos e outros apoios financeiros concedidos a dezenas de nações pelo mundo fora, já que é esta a especialidade do FMI.

O crédito do FMI é expresso em SDR, a moeda sintética da instituição, um cabaz indexado ao valor das principais divisas mundiais (dólar, euro, iene…). O que é uma moeda sintética? Clica aqui para uma explicação que nunca irás perceber.

As operações mundiais do FMI estão hoje avaliadas num total de 105,4 mil milhões de euros (a preços de 15 de maio de 2014)

O Fundo, a Comissão Europeia e o BCE têm aumentado a pressão sobre Portugal, exigindo que o Governo não se fique pelo anúncio de medidas de austeridade orçamental e de reformas; que avance rapidamente na sua implementação. Mas como diz Cavaco, 19 menos um, igual a 18.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share