Masonic Youth: Maçonaria portuguesa cria nova ordem para os mais novos

A mocidade portuguesa está a salvo! Abrirá finalmente em Portugal a Ordem DeMolay, que tem no mundo todo 2,5 milhões de membros, com idades compreendidas entre os dos 12 aos 21. Tudo rapazes, claro, já se sabe que as raparigas são estúpidas.

Segundo o jornal SOL apurou, a Grande Loja Legal de Portugal (GLLP) tem já na sua posse a carta patente daquela ordem e explica que se trata de “uma espécie de maçonaria, mas para miúdos”, explica fonte maçónica, acrescentando que o objectivo é dar “ferramentas aos jovens para que possam ser no futuro bons líderes e melhores cidadãos”.

“Depois, alguns entrarão na maçonaria e outros não, dependendo da sua evolução e potencial”, explica outra fonte.
Para que seja possível criar a ordem, a GLLP está a dar formação específica a alguns maçons e a patrocinar uma série de actividades com jovens que poderão depois liderar essa ordem. O famoso jogo do compasso na testa será uma dessas actividades.

A GLLP patrocina, neste momento, 12 bolsas de estudos a jovens que considera terem potencial e, ao mesmo tempo, promove estágios para os melhores alunos.
Segundo os estatutos da Ordem DeMoley, os rapazes, quando entram, passam por um ritual de iniciação e depois vão subindo de grau. Para isso, têm de realizar um exame de conhecimentos e passar por vários rituais nos encontros. Prometem partilhar segredos e ser leais aos seus ‘irmãos’. Lembra um bocado a casa pia mas versão com dinheiro.

Apesar do funcionamento ser idêntico à maçonaria, os membros garantem que não são uma instituição maçónica. “Somos patrocinados e dirigidos por maçons”, explica André Filipe de Amorim Ferraro, vice-presidente da Ordem DeMolay no Brasil, país recordista em número de participantes: “Mais de 200 mil jovens já ingressaram”.

Esta ordem juvenil sobrevive com as quotas anuais dos participantes e de doações de ex-membros – muitos deles famosos, como Bill Clinton e Walt Disney.

maçonaria-para-jovens

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *