Google Chrome com Software Espião capaz de ouvir conversas

Antes de mais, eu gosto muito da Google até porque me paga o ordenado e por isso vamos com calma, está bem? Um grupo de programadores que utilizam o Chromium, versão open source do navegador Chrome, descobriram que a Google instalava silenciosamente uma extensão capaz de escutar, via microfone do PC, as conversas dos utilizadores.

A denúncia partiu de um grupo de programadores, tendo estes referido que a extensão Hotword era instalada no browser sem qualquer autorização. A Google reagiu inicialmente às acusações referindo que tal “funcionalidade” não se activava automaticamente mas depois de muita pressão sobre eventual espionagem, a Google procedeu à remoção da extensão. De referir ainda que a extensão Hotword não aparecia na zona de extensões (chrome://extensions/ e na interface associada ao Hotword a mesma indicava que estava activa por omissão).
Segundo os utilizadores, a instalação silenciosa e “invisível” desta extensão era uma forte violação à privacidade dos utilizadores.

Felizmente a gente da Google é séria e despachou assim, mais uma vez, qualquer suspeita que sejamos todos espiados em massa. Fim.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share